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Não temos fórmulas nem receitas mágicas para o sucesso. Encontramo-las em conjunto

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os serviços as abordagens as "tecnologias" as metodologias os caminhos

  • Quando a descoberta do caminho é meio caminho para onde se quer chegar.

    A Way Beyond não fornece fórmulas nem receitas mágicas para o sucesso. Não oferecemos soluções únicas para o desenvolvimento das competências essenciais que levam à melhoria do seu desempenho.

    Provocamos para que se possa desafiar, pôr-se em causa e ver de outros ângulos.

    Olhamos o coaching como um processo de descoberta pessoal, liderado pelo cliente e promovido por métodos de facilitação e de conversação, na procura das competências e das qualidades humanas fundamentais para conseguir alcançar os resultados desejados.

    No âmbito do coaching, a experiência combinada da equipa Way Beyond ultrapassa as 10.000 horas, com pessoas provenientes de organizações de diversos sectores e dimensões, nacionais e multinacionais. No que respeita à distribuição, 60% destas horas foram realizadas com chefias intermédias, 25% com elementos pertencentes a cargos de alta direcção e administração e 15% a quadros superiores. text goes here

  • Crescemos mais quando crescemos juntos.

    É também pelos outros e com os outros que nos edificamos enquanto indivíduos. Quanto mais enriquecedoras forem as relações que tecemos, maior será a capacidade de auto-conhecimento e de desenvolvimento pessoal. Por essa razão, a Way Beyond tem vindo a fazer a curadoria, ao longo dos anos, de uma comunidade de Mentores, que aliam à partilha de experiências, o poder da conversação, para, através dela, acelerar o processo de clarificação e superação de desafios, bem como contribuir para o alcance de objectivos de vida dos seus mentorados.

  • Não é coaching, não é mentoring, não é aconselhamento. É outra coisa.

    Por vezes, um percurso individual de aprendizagem não se coaduna com metodologias e abordagens mais ou menos padronizadas. Nestes casos, o melhor que há a fazer, é desenhar, de propósito e com propósito, um percurso totalmente personalizado. Não é uma mera mistura de abordagens. Tampouco é uma abordagem híbrida.

    Na Way Beyond, inspirados pela diversidade de experiências e de percursos académicos da nossa equipa, criámos esta forma de trabalhar em que nos adaptamos às necessidades, vontades e desejos de evolução de cada um.

    É esta capacidade de adaptação e adequação que nos diferencia. Para improvisar bem, há que estar bem preparado. Para partir qualquer estrutura, esta tem primeiramente de existir.

  • “A conversar é que a gente se entende” pode parecer só conversa. Mas não é.

    Na Way Beyond, acreditamos no poder e na arte da conversação e na forma como por ela e através dela se promovem efectivas mudanças positivas.

    A conversar é que a gente se entende. Uma expressão popular que encontra na conversa um meio de aproximação.

    Ademais, quando a conversação se cruza com técnicas e dinâmicas específicas, pode tornar-se numa poderosa forma de se explorar, evoluir e crescer em torno de objectivos traçados.

  • Aprender a aprender é a melhor coisa que podemos ensinar.

    Apreender é diferente de aprender. O primeiro conceito traduz o acto de entender o mundo que nos rodeia para com ele lidarmos. O segundo termo vai para lá do seu entendimento, está relacionado com a forma como o mundo reverbera, exercita e transforma a nossa capacidade para o perceber e nos percebermos.

    A escola convencional tende a privilegiar o primeiro, correspondendo o sucesso escolar a um suposto resultado da nossa capacidade de apreender informação. A verdadeira aprendizagem surge, muitas vezes, mais tarde, perante os desafios que testam a nossa capacidade de transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em sabedoria. Ninguém nos ensina a aprender. Na Way Beyond, acreditamos que essa é a melhor coisa que podemos ensinar.

  • Uma equipa eficaz é um grupo de pessoas que se coloca de acordo sobre como chegar a acordo quando não há acordo.

    Na Way Beyond, vemos as equipas e as organizações como sistemas vivos, compostos por “redes de conversações orientadas para resultados”. Ao colocar as equipas a conversar sobre a forma como conversam, potenciamos o seu desempenho.

    Todas as equipas têm uma cultura própria. Mesmo que não a conheçam, mesmo que não cuidem dela. Os nossos modelos e metodologias permitem que as equipas se dediquem à criação da sua cultura própria, tornando-a evidente, concreta e passível de ser praticada.

    Só dessa forma poderão verdadeiramente alinhar-se em relação ao seu propósito, conhecer os seus recursos e competências e gerar compromissos.

O nosso melhor trabalho brota dos desafios concretos e reais dos nossos clientes.

O nosso melhor trabalho brota dos desafios concretos e reais dos nossos clientes.

Projectos Seleccionados

  • Learning experience design, Facilitation

    Programa em todo o país, em presença e a distância, dedicado a conversações sobre feedback. Depois de várias formações mais "tradicionais" sobre o tema, pediram-nos para desenhar uma espécie de “linha de helpdesk”, disponível a partir de qualquer parte do país e para quem da mesma quisesse usufruir. O propósito era criar uma verdadeira “Cultura de Feedback & Feedforward”.

    Ver caso

  • Coaching

    Apoiámos o desenho e a criação de um programa de coaching, em contexto corporativo, para o qual foi criada uma bolsa de coaches externos, todos da equipa da Way Beyond. Numa relação de continuidade, foram acompanhadas diversas pessoas do grupo, com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal e profissional e contribuir para uma transformação cultural, com ênfase particular nas pessoas com responsabilidade de liderança.

    Ver caso

    Culture Design

    Trabalhámos com 4 equipas, ao longo de vários meses e, nalguns casos, anos. Cada um destes projectos foi desenhado de raíz, em colaboração com as pessoas de cada direcção, e os objectivos, embora todos alinhados com a estratégia e a cultura desejada para a organização, foram adaptados a cada uma das realidades, tão diferentes como a Direcção de Contabilidade e Fiscalidade, a Direcção de Pessoas ou a Direcção de Marketing e Comunicação.

    Facilitation

    Desenhámos um programa de 3 dias, para ajudar a desenvolver facilitadores internos. Já replicámos este programa para diferentes populações e geografias.

    Mentoring

    Apoiámos a GALP no desenho e implementação de um programa de mentoring, que passou pela comunicação interna, facilitação de workshops com mentores e mentorados, desenho dos processos de matching e de um manual de boas práticas para mentores.

    Learning Experience Design

    Colaborámos em vários programas e iniciativas: desenho e entrega de um programa dedicado aos enviesamentos inconscientes; vídeos realizados propositadamente sobre o mesmo tema, acompanhados de um booklet digital de trabalho; vídeos sobre feedback, que implicaram uma investigação sobre o "estado da arte" do feedback, na cultura da GALP.

  • Coaching, Facilitation

    Trabalhámos com a equipa de gestão da Gilead Portugal, com o propósito de os ajudar a desenhar uma cultura própria, com rituais associados, e uma definição de missão simples e clara. Sobretudo, através de métodos de facilitação e de coaching de equipas, ajudámos a criar um espaço de conversação, que permitiu clarificar grandemente as expectativas e possibilitou que tivesse sido a própria equipa a identificar as suas necessidades e as soluções para os seus desafios, enquanto equipa.

  • Coaching, Mentoring, Learning Experience Design, Culture Design

    Com base, mais uma vez, no Modelo dos "3 C - Equação da Elevada Performance", apoiámos os responsáveis de unidade e comissão executiva do iBET, no percurso de desenvolvimento enquanto equipa: clarificação da visão e missão, identificação das competências necessárias e alinhamento da equipa. Numa fase posterior, apoiámos a equipa na definição do significado dos seus “Valores”.

  • Coaching

    Acompanhamento de uma directora-geral do grupo em Portugal. A ênfase foi colocada no desenvolvimento de competências de liderança, que permitissem uma maior proximidade com as suas pessoas e, em simultâneo, a descoberta de um maior equilíbrio entre a “vida pessoal” e a “vida profissional”. A relação manteve-se e temos acompanhado outras pessoas desta organização.

    Ver caso

  • Coaching, Facilitation, Culture Design

    Uma relação duradoura e multifacetada, que nos tem desafiado a trabalhar com várias equipas e pessoas desta organização, no intuito de definir o seu propósito, a sua cultura e, nalguns casos, a sua estratégia específica; com líderes, que participam no desenho dos programas connosco, para promover alinhamento e uma cultura de liderança distintiva; com conversações temáticas, que procuram reclamar um espaço de reflexão na leadership team.

    Learning Experience Design

    Por exemplo, trabalhámos, primeiramente, com a equipa de infield, no desenho do programa, para que servisse as suas necessidades específicas. Atendemos a dois aspectos: ao seu contexto de trabalho e ao significado desta competência de conversação, para a sua função. Resultou um programa co-construído pelos participantes e pelos facilitadores, cumprindo os seus objectivos e orientado para os resultados que queriam atingir: mais confiança e mensagens mais claras.

    Caso liderança / Caso conversação

  • Culture Design, Facilitation

    Uma relação de sentido duplo: somos clientes e fornecedores da Adagietto. Somos parceiros, sobretudo. Começou quando nos desafiaram a desafiá-los a pensar e a inovar de forma colaborativa, numa fase de importantes mudanças e transformações na agência. Depois da parceria estabelecida, a agência mudou a sua identidade visual e o seu posicionamento, mudou de instalações e reestruturou a sua organização interna.

    Ver caso

  • Learning Experience Design, Culture Design

    Envolvendo directamente a equipa de administração e todos os directores do BBVA Portugal, em workshops de desenho estratégico, desenhámos e entregámos um programa de liderança, que foi complementado por sessões individuais de coaching, dirigidas aos directores. Na sequência desta primeira abordagem, trabalhámos com 27 equipas naturais da organização, passando por uma fase de diagnóstico, desenho conjunto e personalizado, do plano de acompanhamento para cada equipa, com base nas metodologias de coaching e facilitação de reuniões de equipas. Em simultâneo, foram levantadas as necessidades relativamente à comunicação interna, tendo a Way Beyond apoiado nos processos de afinação e implementação daí resultantes.

  • Coaching, Mentoring

    A nossa relação com este cliente tem já vários anos. Fazemos parte da sua bolsa de coaches externos e temos acompanhado diversas pessoas com responsabilidade de liderança. Além disso, entre 2011 e 2014, apoiámos na criação de políticas e filosofia de coaching para a organização, co-desenhámos a metodologia de avaliação e seguimento dos processos individuais de coaching, apoiámos a criação de procedimentos de contratação de coaches externos, formámos coaches internos e supervisionámos a sua prática.

    Learning Experience Design, Culture Design

    A EDP Soluções Comerciais desafiou-nos a criar um programa para pessoas nomeadas para cargos de liderança pela primeira vez na sua carreira. Acompanhámos um grupo de 12 pessoas, durante um período de 6 meses. A primeira fase do programa consistiu em entrevistas individuais, exercícios de reflexão escrita e um assessment. Numa segunda fase foram realizados vários workshops, sobre os temas da liderança e da gestão de equipas. Em paralelo, cada participante foi acompanhado em 6 sessões individuais de counseling. O programa terminou com uma celebração, no terraço de um hotel de Lisboa, com a presença da administração, onde os participantes apresentaram um jornal digital que noticiava o seu percurso ao longo do programa. Ainda hoje, este programa é referido por este nosso cliente, pelo impacto que teve nos participantes e nas suas equipas.

  • Coaching, Culture Design

    Como meio de promoção do desenvolvimento das suas pessoas, provenientes de diversas áreas da organização, este nosso cliente tem contratado um conjunto de processos individuais para pessoas com responsabilidade de liderança e com potencial elevado.

    Também co-desenhámos a cultura da organização, trabalhando directamente com as lideranças e com todas as pessoas, de forma concertada.

    Até criámos um “Team Digital Gathering”, em conjunto com a House of Beautiful Business.

  • Learning Experience Design

    Trabalhámos com várias equipas desta organização, com o intuito de os apoiar na preparação de apresentações com maior eficácia e impacto junto dos seus principais interlocutores, dentro e fora da organização. Desenhámos ainda um programa específico de comunicação para trainees.

  • Coaching, Facilitation, Learning Experience Design

    Desenhámos e implementámos um programa de Alinhamento das Lideranças: “Performance+Convivialité”.

    Esta parceria levou-nos ainda a desenhar e a facilitar uma sessão de trabalho para celebrar os bons resultados alcançados num questionário de clima. Esta sessão teve também como propósito reflectir sobre o futuro, de modo a manter ou até melhorar os resultados obtidos.

  • Coaching, Learning Experience Design, Mentoring

    Um projecto que desenvolvemos com e para os partners, no âmbito do coaching, desencadeou na PwC um trabalho interno sobre a possível utilização da abordagem na organização. Anos depois, voltaram a desafiar-nos a desenhar um programa para preparar mentores internos. A colaboração foi para lá disso, tendo nós contribuído para o desenho do programa, para a comunicação interna e para o desenho de um inovador e personalizado sistema de matching. Além de tudo isto, acompanhámos os mentores PwC em sessões de supervisão.

    Ver caso

  • Coaching, Mentoring, Facilitation, Learning Experience Design

    Fomos desafiados, por este cliente, a desenhar um programa de comunicação que fosse diferente: focado nas pessoas (comunicador) e não nas apresentações (powerpoints). Foi nesta altura que procurámos inspiração no teatro e começámos a fazer o programa com actores, permitindo-nos trabalhar o orador (confiança, segurança, etc.), a mensagem (clareza do propósito) e o impacto (storytelling).

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