Caso

Learning Experiences Design, Culture Design, Facilitation

Liderar a Cultura Medinfar

Um programa com vida para viver mais e melhor a Cultura, dentro e fora de portas.

A cultura não se estabelece por decreto. Faz-se, cada dia, todos os dias

Era uma vez uma Carta de Cultura Medinfar nascida precisamente 50 anos após a criação da própria organização, ou seja, quando corria o ano de 2020.

Nesta Carta, descreve-se, com orgulho, o meio século de conquistas variadas e lançam-se sementes para uma almejada/desejada mudança feita de novos caminhos e ambições.

Partia-se de quatro pilares estratégicos e três valores corporativos que resultaram de uma escolha interna, que envolveu toda a estrutura da organização, através do diagnóstico de Clima Organizacional. Foi com base nestes valores que realizámos o trabalho no âmbito do programa Liderar a Cultura Medinfar.

Desejando que o conteúdo da Carta de Cultura saísse do papel e das paredes do escritório e da fábrica, e se manifestasse em tudo o que as pessoas fazem diariamente, em 2019, a Way Beyond foi desafiada pela Direcção de Pessoas a desenhar um programa dedicado à clarificação, aprofundamento e disseminação da cultura Medinfar.

Entre as conversas iniciais e a primeira sessão de trabalho viveram-se tempos estranhos e inconstantes, pois havia um vírus particularmente contagioso e perigoso à solta pelo mundo, sempre a ameaçar fechar-nos em casa uma e outra vez, e levou alguns meses até os compassos da Medinfar e da Way Beyond voltarem a alinhar-se.

Quem é quem?

Era já Outubro de 2021 quando tal aconteceu: começámos, com a equipa de top management, um trabalho com o propósito de aprofundar a sua identidade, o conhecimento uns dos outros e o fortalecimento das ligações entre todos e, simultaneamente, contribuir para a sua consolidação como equipa promotora da cultura Medinfar.

Entre partilhas de histórias de vida marcantes, descobertas resultantes do *feedback* oferecido entre colegas e reflexão sobre a identidade actual e desejada para esta equipa, as pessoas criaram um clima seguro e de confiança, dedicando-se ao propósito da sessão e a serem os timoneiros desta “operação” de liderar a cultura, começando por si mesmas. Desta sessão resultou clara a vontade de criar:

  • Unidade, sinergia e alinhamento entre todas as pessoas do *top management*;

  • Uma equipa acessível, aberta, coesa, transparente, diversa, transversal;

  • Um fluxo de comunicação aberto e transparente, que promova confiança;

  • Clarificação e alinhamento da visão, propósito e rumo para todos os elementos desta equipa, de modo que o transmitam, nas palavras e nas acções, a todas as diferentes pessoas da organização;

  • A criação de rituais que promovam e consolidem as relações entre estas pessoas e a as demais equipas, favorecendo assim a criação de uma determinada cultura organizacional.

Havia, por isso, muito que fazer. A (pre)ocupação com a Cultura haveria de continuar a sua caminhada! Se o top management tinha agora ideias mais claras sobre si mesmos e sobre o que desejavam para a cultura, era tempo de envolver mais pessoas e, progressivamente, todas as pessoas.

Influenciar faz bem à saúde... da Cultura Medinfar

O programa entrou, assim, numa nova fase: a Direcção de Pessoas identificou cerca de 70 líderes de áreas e de equipas para as preparar para a missão de disseminarem a cultura.

A estas pessoas chamámos “Influenciadores” e “Influenciadoras” e, com elas, co-construímos o programa que iria ajudá-las a compreender melhor e a traduzir os pilares estratégicos e valores corporativos da Carta de Cultura em rituais para conhecer, sentir e viver a cultura Medinfar.

Como não sabemos ser, nem trabalhar, de outra maneira, algures no Outono de 2022, visitámos a fábrica (Condeixa-a-Nova) e os escritórios (Venda Nova) para, através de 10 entrevistas e quatro focus group, escutarmos e conhecermos o que pensam alguns/algumas destes/as Influenciadores/as e pessoas das suas equipas sobre a Cultura Medinfar, valores nela contidos, respectivas vivências e caminhos para fazer.

Influenciadores/as em acção

Procurámos inspirar Influenciadores e Influenciadoras a definirem princípios orientadores do seu papel de disseminadores da cultura e contar-lhes como iria desenvolver-se este programa.

Empatia, comunicação íntegra, transparência/honestidade, paixão, confiança foram os princípios escolhidos para suportarem a actuação dos Influenciadores/as entre si e junto das suas pessoas.

Terminada a investigação, num belo final de tarde de Novembro de 2022, encontrámo-nos todos - top management, Direcção de Pessoas, Influenciadores/as Medinfar e equipa Way Beyond – para o lançamento desta segunda fase de trabalho conjunto.

Pareceu-nos captar no ar alegria e entusiasmo por estarem a trabalhar juntos/as, para mudanças construtivas rumo a objectivos comuns e, ainda por cima, tendo precisamente todos/as e cada um/a, o poder/capacidade e a responsabilidade de fazê-las acontecer!

Pareceu-nos captar no ar alegria e entusiasmo por estarem a trabalhar juntos/as, para mudanças construtivas rumo a objectivos comuns e, ainda por cima, tendo precisamente todos/as e cada um/a, o poder/capacidade e a responsabilidade de fazê-las acontecer!

Para comemorar esta motivante novidade, nada como um delicioso e animado jantar que terminou com um “Até para o ano! Até já!”.

Em Janeiro de 2023, com os/as Influenciadores/as Medinfar distribuídos por quatro grupos, começou a viagem de exploração da Carta de Cultura para desenhar rituais.

Três paragens obrigatórias – uma por semana e por Valor Corporativo. Os workshops eram compostos por 13 a 16 Influenciadores/as, com origem geográfica e função representativas da diversidade existente na organização. Ao todo realizaram-se 12 oficinas.

Em todos os workshops foram realizadas dinâmicas para:

  1. Clarificar e robustecer o papel do/a Influenciador/a, facilitando-se o desenvolvimento de qualidades e competências de liderança, comunicação, feedback, colaboração, entre outros;

  2. Clarificar, aprofundar e tornar agidos cada um dos valores da Cultura, através da definição de rituais para a sua implementação. As dinâmicas propostas permitiram encontrar semelhanças e diferenças e clarificar o que entendem os/as Influenciadores/as por cada um dos valores corporativos, o que facilitou o desenho de rituais para implementar e tornar mais agida a Cultura.

Do conjunto de rituais desenhados, Influenciadores/as e top management votaram nos que consideraram mais relevantes para cada um dos valores para serem implementados com as pessoas e equipas.

Tornar a Cultura conhecida, sentida e vivida – mas afinal o que é um ritual?

Desenhados e escolhidos os rituais a implementar, era tempo de celebrar a Cultura e a dedicação de todos/as. Como? Com um hino, mas já lá vamos...

Neste importante momento, que se quis de reflexão informal mas também de celebração das conquistas conjuntas e de motivação para seguir viagem com a bagagem recheada de novas aprendizagens, o reencontro, o convívio e a diversão fortaleceram a união e o espírito colectivo face à cultura organizacional em geral e aos valores e rituais em particular.

Partilharam-se resultados e deram-se a conhecer ao grupo de Influenciadores/as e ao top management os rituais mais votados e que deveriam começar a seguir viagem.

Logo de seguida, os/as Influenciadores/as foram surpreendidos/as por um desafio peculiar: deveriam inspirar-se precisamente nos rituais vencedores e na melodia de uma música portuguesa largamente conhecida e escreverem letra e refrão do hino a celebrar a Cultura, agarrarem em diferentes instrumentos musicais e afinarem as cordas vocais... E foi assim que se acrescentou mais um pedaço de história à Medinfar, tendo os/as seus/suas Influenciadores/as construído e apresentado publicamente nada mais nada menos do que o hino à cultura Medinfar, que é já um sucesso viral dentro da organização!

Viva a Cultura Medinfar!

Era, então, tempo de ajudar os/as Influenciadores/as a traduzirem os rituais escolhidos em comportamentos e acções concretos. Assim, entre o alargado e musical encontro, acabada de chegar a Primavera, e este outro momento, no início do Verão, novamente todos/as os/as Influenciadores/as foram desafiados a pensar e explicitar o que já fazem com as suas equipas e o que querem fazer e como, no que toca à vivência e ritualização dos valores da Cultura.

Para os apoiar nesta missão, voltámos a juntar-nos e começámos por apresentar um misterioso objecto desdobrável de cor vermelha, designado “Mapa da Cultura Medinfar” que oferecemos a cada um/a dos/as participantes.

Partida, largada, fugida!

Em conjunto, percorremos esse mapa que é simultaneamente um auxiliar para contarem às suas pessoas o que já aconteceu no âmbito do programa Liderar a Cultura Medinfar e um ponto de partida para se alinharem e envolverem as suas equipas em torno da narrativa e acções desta aventura.

Além do mapa vermelho, cada Influenciador/a criou e levou para si e para a sua equipa um plano de acção para implementar, pelo menos, um ritual escolhido por si e a promessa de que até ao final de 2023 o poria em marcha, em colaboração com a equipa.

Além dos planos de acção, pareceu-nos que estas pessoas levaram também coragem, entusiasmo e optimismo, e que todos nos despedimos com a sensação boa de cumprimento de um capítulo de uma história ainda com muito para escrever e contar.

O caminho para a trilogia

Medinfar, obrigada pela confiança e pelo entusiasmo!

Está ainda por abrir o caderno para escrever a terceira parte desta trilogia. Por agora, damos tempo às conversas para explorar possibilidades.

Com os rituais em acção, sabemos que será relevante acompanhar a sua implementação no tempo longo, manter o foco na comunicação e na clareza e propósito das mensagens sobre a Cultura Medinfar e recolher e oferecer feedback ao longo de todo o processo. Acreditamos que quanto mais soubermos e as pessoas souberem do que está a acontecer, melhor se podem alinhar, corrigir e melhorar/coordenar rituais e acções.

E porque “a evolução somos nós”, até já!


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LEAP: Leadership Acceleration Program