Caso
Learning Experiences Design, Culture Design, Facilitation
LEAP: Leadership Acceleration Program
Um pequeno passo no conhecimento, um salto gigante para a liderança.
Não nos conhecemos ontem, só que ainda não tínhamos a sorte de trabalhar juntos
Há já alguns anos que a SONAE Capital vinha identificando o tema “liderança” como um das áreas prioritárias de desenvolvimento. Em 2021, achou que era hora de acelerar o desenvolvimento das pessoas-líderes das diferentes unidades de negócio.
Foi amor à primeira vista? Não propriamente. Foi uma relação que, ao assentar na escuta empática, na clareza dos pedidos e das entregas, no compromisso, na proximidade, foi amadurecendo ao longo do tempo sempre no sentido da responsabilidade e autonomia que permitem maiores graus de liberdade de pensamento, decisão e acção.
Desafio, Compromissos e Programa
A SONAE Capital desafiou a Way Beyond a desenhar um programa para desenvolvimento das pessoas líderes da organização, tendo em vista:
Desenvolver competências de liderança transversais nas pessoas com esse tipo de responsabilidade na organização;
Alinhar-se com o modelo de liderança existente no Grupo SONAE: Lead Better;
Criar identidade própria, apesar da diversidade e dispersão dos seus negócios;
Consolidar uma cultura que se distinga e que se alinhe com os valores e princípios do grupo.
Na expectativa de criar e consolidar uma identidade própria que estivesse alinhada com uma cultura distintiva, tendo em conta a história e as características particulares da organização, nomeadamente a diversidade e dispersão dos seus negócios, contribuímos para o desenvolvimento de:
200
pessoas
5
empresas
4
geografias
Para tanto, desenhámos em conjunto o:
Fase #1
Da Investigação ao Conhecimento
Porque não abdicamos de conhecer a realidade, expectativas, desejos e necessidades das pessoas com quem vamos trabalhar, começámos por investigar e escutámos pessoas líderes e pessoas lideradas (Fase #1) para construirmos conhecimento a partir de informações sobre:
15 Entrevistas Individuais
A líderes de cada uma das áreas de negocio e 3 membros da Comissão Executiva com o propósito de aceder às perspectivas individuais sobre a cultura da organização e do seu papel enquanto líderes
2 Focus Group
A 17 de 24 pessoas previstas com objectivo de proporcionar aos seus participantes um espaço de reflexão e conversação sobre o âmbito deste projecto.
1 Análise de Estudo de Clima
Cruzámos os dados do estudo do clima realizado com os obtidos nas entrevistas individuais e nos focus groups para encontrar padrões, omissões e coincidências.
Fase #2
Co-desenho e co-construção do Programa
Conhecemos o que pensam as pessoas sobre a cultura de liderança da organização, como é que se vêem enquanto líderes e o que gostariam que fosse o programa LEAP. Estávamos, por isso, em condições de avançar para a construção do programa. Como preferimos sempre fazê-lo em parceira com os nossos clientes, convidámos uma amostra representativa da população para uma oficina de co-desenho e co-construção do programa.
Inspirado pelo que consideraram ser o pior programa de liderança do mundo, este grupo reflectiu sobre os resultados desejados para o programa LEAP. Considerados esses resultados, o desenho prosseguiu em formato de “world café” para o detalhe sobre temas e conteúdos, formatos e metodologias, factores críticos de sucesso e outros aspectos considerados relevantes.
No final desta sessão presencial de 8h, ainda não tínhamos esta mascote mas já dispúnhamos da matéria para a moldar.
Fase #3
Implementar e Viver a Transformação
Identificados os temas a trabalhar e validados os formatos com maior previsão de eficácia e efeito, e para melhor nos organizarmos e partilharmos informação ao minuto com a equipa de gestão de projecto da SONAE Capital, usámos uma ferramenta de que somos largamente fãs, o SessionLab.
Considerando as diferentes geografias, precisámos de juntar mais parceiros ao programa. Convidámos, então, os nossos antigos sócios e sempre parceiros, a Escuela Europeia de Coaching para realizar as sessões curtas e longas para os participantes não falantes de Língua Portuguesa.
Para cada tema, decidimos em conjunto que haveria dois tipos de sessões: as Short Leaps e as Long Jumps.
Sessões on-line, com a duração de 1h30, para despertar interesse, provocar a reflexão e iniciar/dotar os participantes de uma linguagem comum em relação a princípios de liderança, com participantes de todas as unidades de negócio.
Para garantir a maior adesão possível, por cada tema definido realizámos 2 sessões, em 2 horários diferentes. Por termos pessoas não cuja língua oficial não era o Português, em cada tema uma das sessões tinha tradução simultânea, com a excelente ajuda da Calliope Interpreters, e da nossa alumna, amiga e colega Laurence Corréard.
Começámos com uma Sessão de Abertura, claro está, que incluiu uma masterclass sobre “Mitos da Liderança”. Depois foram 12 sessões, 2 para cada um dos seguintes temas, entre Junho e Julho de 2022:
Liderar Através da Cultura
Emoções: (Des)Bloqueadores de Acção e de Relação
Líder enquanto Coach
Comunicação Consciente
Expectativas e Compromissos
Conversas Difíceis
As sessões sobre Emoções não foram ao encontro do esperado. Conversando com os nossos clientes, por nem eles nem nós termos ficado satisfeitos, decidimos fazer duas novas sessões sobre o tema a que chamámos “Emoções 2.0”, já em Setembro.
Short Leaps
Um revés? Não, uma nova vida!
Em Dezembro de 2022, fruto de redefinições estratégicas na Sonae Capital, fomos desafios a repensar o projecto e o percurso formativo, de forma a que os grupos de líderes pudessem ser agrupados por cada unidade de negócio. Com esforço e dedicação das várias “pessoas de pessoas” das diferentes empresas, mantivemos uma equipa de projecto mista que coordenou todo o resto do programa.
Quanto a nós, também tivemos de ajustar a forma como estávamos nesta parceria, mantendo o compromisso de entregarmos o nosso trabalho com a melhor qualidade possível, sabendo que o contexto era exigente e as pessoas estavam ainda mais ocupadas que o habitual.
Tudo fizemos para que em Março de 2023 iniciassem as Long Jumps.
Oficinas com o objectivo de dotar quem nelas participa de competências e estratégias específicas para poderem aplicar directamente no exercício da sua liderança.
Decorreram em formato presencial e com duração variável entre 4h e 12h, organizadas por unidade de negócio/empresa.
Ao todo, ao longo de 3 meses - no Porto, em Lisboa, Tróia, Barcelona e Madrid - realizaram-se 16 Long Jumps para um total de cerca de 190 pessoas, sobre três temas distintos:
Príncípios de Liderança
Comunicação Consciente e Princípios de Feedback Eficaz
Líder Enquanto Coach
Long Jumps
Para terminar, voltámos a um formato conhecido para abordar um tema novo
Para fechar o programa, no início de Junho de 2023, voltámos a juntar-nos on-line. 200 pessoas estiveram a escutar e a participar numa conversa facilitada pelo João Sevilhano, em que contámos com 2 especialistas convidados, o Manuel Salavessa, pedopsiquiatra, e a Inês Mega, psicoterapeuta. O tema foi, se não adivinhou ainda, Saúde Mental.
Do que gostaram as pessoas, nós incluídos
As pessoas gostaram principalmente:
De se terem sentido parte deste programa e de terem contribuído para o seu desenho;
Da pertinência e relevância dos temas aprofundados para o seu dia-a-dia;
Da dinâmicas das sessões, principalmente das Long Jumps, em viagens constantes entre a teoria, solidamente fundamentada, e a prática estreitamente relacionada com o trabalho desenvolvido pelas pessoas;
De terem tido oportunidade para pensarem nas suas próprias realidades e contextos e de adaptarem as aprendizagens à sua realidade;
De poderem partilhar e conhecer as diferentes realidades com os colegas;
Da informalidade e seriedade com que as sessões foram realizadas.
Do nosso lado, a criação de uma verdadeira equipa com os nossos principais interlocutores, foi parte essencial para o sucesso deste programa. Além dos indicadores habituais, o bom ambiente, a compreensão, a flexibilidade, a capacidade criativa e de resolução de problemas foram aspectos sempre presentes na coordenação conjunta desta parceria.
Este foi um dos programas que mais prazer, entusiasmo e alegria nos deu fazer nos últimos tempos. Desde a construção da proposta às conversas de fecho e de balanço, nomeadamente, pela proximidade e confiança que sentimos na relação com a equipa de gestão deste projecto, pelas dinâmicas do trabalho que criámos, pela candura e capacidade de ambas as partes na adaptação às mudanças, pela adesão e curiosidade dos participantes, pelo feedback. E, simultaneamente, pelos sentimentos de rigor e leveza, seriedade e humor, acompanhamento próximo e liberdade.
Muito disto é responsabilidade do Nuno Sousa (responsável pela gestão transversal do projecto), da Mariana Aguiar e do Miguel Tolentino que procuraram sempre proporcionar-nos as melhores condições para pensarmos e trabalharmos. Obrigado pela confiança.
Desejamos que o futuro traga novas e boas colaborações!