Caso

Learning Experiences Design, Culture Design, Facilitation

Leadership @Kelly

Este é um caso sobre o desenvolvimento de competências e qualidades e o aprofundamento da cultura de liderança da Kelly Services.

Assim como a cultura não se define por decreto, também as pessoas não nascem líderes, tornam-se líderes!

Não seria justo começarmos este artigo de outra forma que não fosse: fazer o programa Leadership @Kelly foi espectacular! Foram uns parceiros incríveis, abertos, flexíveis, divertidos, disponíveis, confiaram no processo e acreditaram que construí-lo em conjunto o tornaria mais rico e impactante.

 
 
 

O (primeiro) desafio

No âmbito do seu processo de mudança, a Kelly Services desafiou a Way Beyond a desenhar um programa de longa duração que proporcionasse à equipa de Lead Managers e Managers experimentar e aprender a arte da liderança de forma a:

  • trabalhar mais em equipas transversais e menos como “ilhas”;

  • promover um estilo de liderança que se paute pela delegação e descentralização de responsabilidades e do poder, permitindo às equipas ter mais autonomia e responsabilidade;

  • melhorar a comunicação e as relações entre áreas e departamentos;

  • conhecer bem as suas pessoas, aumentar a retenção e desenhar planos de sucessão.

Os desafios que se seguiram

A pandemia pensou que nos iria trocar as voltas e não se enganou! Mas, juntos, soubemos aproveitar (e bem!) a imprevisibilidade. Uma grande revelação teve que ver com o tema do investimento. O programa, que tinha um investimento inicial elevado, relacionado com logística, deslocações, arrendamento de espaços de trabalho, passou inteiramente para o formato online, o que resultou em expressivos e inesperados benefícios: a qualidade manteve-se, o programa teve grande impacto nas pessoas e os custos foram substancialmente reduzidos.

Em Fevereiro de 2020, demos o pontapé de saída do Leadership @Kelly: um programa de desenvolvimento de qualidades e competências de liderança, na Kelly Services. As incertezas criadas pelo contexto da pandemia levaram-nos ao prolongamento do programa, o qual terminou no dia 7 de Abril de 2022, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes, ao longo dos mais de dois anos de duração.

Reescrever este programa foi um dos primeiros e mais exigentes, interessantes e divertidos desafios que 2020 nos trouxe, no trabalho com parceiros! Embora colocando a hipótese de que um programa deste tipo “nunca” resultaria tão bem em formato online, atirámo-nos de cabeça, nós e a Kelly Services, confiantes de que só se nos faltassem as pessoas é que optaríamos por suspender o programa.

Adaptámos conteúdos e formatos para uma versão online, reorganizámos calendários e desenhámos um programa composto por três fases: #1 Conhecer e Desenhar, #2 Aprender a Aprender e #3 Celebrar.

Conhecer e Desenhar

Precisamente porque não sabemos, à partida, qual a melhor solução, procuramos fazer real diferença, desenhando os nossos programas e projectos em parceria com os nossos clientes.

Para tal, numa primeira fase, julgámos importante conhecer, presencialmente e de forma mais aprofundada, a realidade da Kelly, nomeadamente das suas pessoas e da sua cultura. Estávamos longe de saber que os espaços profissional e quotidiano iriam praticamente confundir-se e, ainda em presença, realizámos o diagnóstico que se segue, junto de informantes-chave.

 
 

As pessoas

38 líderes

 

4 entrevistas

Aceder às perspectivas individuais sobre a cultura da organização e o seu papel enquanto líderes.


38 questionários

Usámos o nosso Questionário de Identidade Pública, que permite a cada pessoa obter um registo consolidado sobre as opiniões que os outros têm de si.


1 focus group

Para conhecer os contextos de liderança e proporcionar um espaço de conversação sobre o mesmo tema e sobre o âmbito do programa.

 

1 workshop

O workshop “Desenhar a Liderança na Kellly” serviu, em simultâneo, para lançar o programa e criar espaço para os participantes opinarem e contribuírem para o seu desenho final.

Aprender a aprender

Preparar para viver a liderança desejada

Na Way Beyond acreditamos que a cultura não se cria por decreto, e muito menos se vive quando não é partilhada, compreendida ou quando é imposta. Partimos, então, do que descobrimos na fase de investigação e diagnóstico e do que os líderes manifestaram desejar alcançar com este programa.

Com os Lead Managers

Desenhámos um programa para apoiar a reflexão e a construção da identidade da equipa de Lead Managers. Durante o primeiro workshop, ainda no nosso escritório da Rua Braamcamp, houve duas grandes revelações para a equipa: usar o LEGO® SERIOUS PLAY®, como metodologia, ajudou os participantes a perceberem que, afinal, não eram o que se pode chamar uma equipa, tendo essa tomada de consciência sido um wake up call para a importância de se alinharem e criarem uma identidade que seja reconhecida por si mesmos e pelos outros, pares e equipas.

Prosseguimos, já com intermediários digitais, com a exploração de temas relacionados com a liderança na Kelly (duração e metodologias diferentes, adaptadas aos interesses e necessidades dos líderes e às condições em que vivíamos):

  • Liderar através da Cultura e ao Lado da Equipa - com foco no conhecimento pessoal e em novas perspectivas sobre a cultura, visão e missão do Líder na Kelly

  • Dominar conversas difíceis - de modo que as pessoas deixem de as evitar e as promovam para criar uma maior proximidade e para prevenir potenciais conflitos

  • Coaching for Development - tendo como propósito trabalhar com os participantes, através do Coaching, conceitos e distinções fundamentais, relacionadas com a liderança

  • Comunicar com impacto - possibilitando a tomada de consciência, a sensibilização e o desenvolvimento de capacidades de comunicação que permitam uma maior proximidade, confiança e segurança através da escuta, da presença e da curiosidade pelo outro

  • Processos individuais de coaching - com o intuito de alavancar e apoiar os 9 Lead Managers no seu percurso e, de acordo com o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal, consolidar as reflexões e mudanças tornadas conscientes e necessárias, após a clarificação e o estabelecimento de compromissos colectivos e individuais

Com os Managers

Projecto “Como tornar a Kelly o next best place to work. Através de metodologias inspiradas no design thinking, organizámos o projecto em 3 sessões de 4h, correspondentes às fases de Inspiração, Ideação e Implementação, tendo-se constituído 5 grupos de trabalho.

Faltaríamos à verdade se não disséssemos que, por vezes, pareceu a todos demasiado ambicioso que, “fechados em casa”, conseguíssemos definir e explorar soluções possíveis para os diferentes desafios que partiram da pergunta “Como ajudar a Kelly a...?”:

  • contribuir para o bem-estar pessoal e familiar dos colaboradores

  • reconhecer mais e melhor os seus colaboradores

  • melhorar o acolhimento de novas pessoas

  • contribuir para o bem-estar físico e emocional dos colaboradores

  • enriquecer o desenvolvimento profissional/de carreira dos seus colaboradores

As sessões foram desafiantes, divertidas e reveladoras das virtudes e capacidade de adaptação de todos. Entre sessões, os grupos revelaram-se igualmente empenhados em garantir que recolhiam as informações necessárias.

Depois das três sessões de trabalho em conjunto, cada grupo usou até uma hora e meia, numa só sessão de acompanhamento, ou em várias, de acordo com o que pretendiam, para preparar a apresentação de cada um dos desafios, e respectivas soluções, às equipas de Direcção e de Recursos Humanos.

No final do dia, sabemos que ultrapassámos contrariedades, confiámos no processo e na dedicação e vontade de todos para fazer da Kelly o melhor lugar para trabalhar! As equipas foram incansáveis e generosas, os resultados reflectiram isso mesmo!

Celebrar

Como fazer o que queremos ser.

No dia 7 de Abril de 2022, voltámos ao lugar em que esta parceria começou a ganhar forma! Matámos saudades, celebrámos sucessos, partilhámos boas práticas. Sobretudo, divertimo-nos conversando a sério sobre como queremos contribuir para uma vivência plena da liderança desejada.

O projeto Leadership @Kelly teve um forte impacto nos nossos líderes, tendo desafiado a visão de Liderança de cada participante. Sem dúvida que encontrámos na Way Beyond o parceiro certo para nos ajudar a inovar neste campo.
— Pedro Pessoa (People Development Manager)
É com um sentimento muito positivo, de expectativas cumpridas e superadas, que chegamos ao final do projecto Leadership @Kelly. Um caminho percorrido em verdadeira parceria com a Way Beyond e com a certeza de que os objectivos iniciais foram vividos por todos, sem excepção, com enorme dedicação e envolvimento. Uma experiência extremamente mobilizadora e positiva!
— Vanda Brito (Human Resources Director)

E depois de amanhã?

Crónicas de uma relação continuada

Não exageramos se dissermos que terminamos diferentes de quando começámos! E uma vez que a cultura e a liderança exigem atenção e cuidado contínuos, estamos convictos de que esta parceria não fica por aqui e que haverá espaço para desenhar mais futuro e criar rituais que contribuam para sustentar práticas e compromissos definidos e desejados. Assim, a cultura de liderança passará, de facto, pela criação de contextos em que as pessoas e as equipas queiram melhorar de forma continuada, enquanto atingem resultados.

Obrigad@, “kellys”! Juntos temos a “genica que a qualquer engrandece”!


Quer saber mais?

Anterior
Anterior

LEAP: Leadership Acceleration Program

Próximo
Próximo

Facilitar a Comunicação: arte e processo