Caso

Learning Experience Design

Effective Communication Skills

Um programa para responder à necessidade de se repensar a comunicação pedagógica para docentes.

Uma experiência de aprendizagem para quem se dedica a ensinar e a ajudar a aprender.

Em Dezembro de 2020, começámos a trabalhar com a Nova Escola Doutoral. Ficámos muito entusiasmados! Fazia parte dos nossos objectivos para 2020, aprofundar e alargar o nosso trabalho e as nossas relações com a Academia.

Conversámos com a Professora Patrícia Rosado Pinto, Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da NOVA Escola Doutoral e, é pelas suas palavras que ficamos a saber mais sobre esta história.

 
 
 
patricia_rpinto_220x190.jpg

Patrícia Rosado Pinto é Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da Escola Doutoral da NOVA - NOVA Doctoral School. Também coordena o Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes desta universidade, onde é responsável pela oferta de formação pedagógica aos docentes e pela produção de material pedagógico de suporte à actividade educativa.

É doutorada em Ciências da Educação (Formação de Professores) e, na Faculdade de Ciências Médicas/NOVA Medical School (NMS), exerce há mais de vinte anos a função de Directora do Gabinete de Educação Médica. Tem estado envolvida em diversos programas nacionais e internacionais de Formação Pedagógica de docentes e no domínio da Educação Médica Continuada, em atividades de consultoria, tanto na Europa, como nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

As suas áreas de interesse e de publicação são a “Educação Médica e o Ensino” e a “Aprendizagem no Ensino Superior”, nomeadamente no que diz respeito à formação de docentes.

 
IMG_0611.JPG

Como surge a vontade de realizar este Programa?

“A ideia surge na sequência de pedidos de docentes. E o pedido não se centrou exclusivamente no nosso grupo de Inovação Pedagógica, alargou-se a conversas com os Conselhos Pedagógicos das nove Unidades Orgânicas da NOVA.

De facto, com a necessidade de se repensar a comunicação pedagógica nestes tempos de distanciamento, a comunicação tem sido um tema recorrente nos meus contactos com os docentes. Todos sentimos que estaria na hora de evoluirmos de um ensino a distância de emergência para um ensino em que as tecnologias poderiam ajudar, mas em que a comunicação com os nossos estudantes também deveria ser repensada.”

Em que medida lhe parece que este Programa poderá ser bom para os professores?

“Na minha perspectiva, há duas grandes vantagens: autoconhecimento e desenvolvimento da autoconfiança, por um lado e, por outro, a sensação de que outros colegas têm as mesmas questões e de que o treino em conjunto pode ser muito útil.

Como Pró-Reitora para esta área, tenho uma agenda muito própria: criar, transversalmente a toda a Universidade, e independentemente da escola de origem ou do domínio científico de pertença, um espaço de reflexão e de desenvolvimento profissional destinado aos docentes da NOVA.”

Que possibilidades de futuro vê que possam acontecer entre a NOVA Escola Doutoral e a Way Beyond?

“As relações entre a NOVA Escola Doutoral (NED) e a Way Beyond não são de agora e acontecem por duas ordens de razões - o reconhecimento, pela minha parte, como Coordenadora da NED, da grande competência formativa da Way Beyond mas, sobretudo, porque senti muita sintonia da Way Beyond com a “minha” forma de ver a formação, o desenvolvimento pessoal de qualquer profissional, docente ou não-docente.”

 

O que nos disseram os docentes?

"Esta formação foi essencial para compreender alguns dos vícios discursivos comuns à generalidade dos formadores e, em particular, perceber quais as dimensões discursivas que eu tenho de trabalhar.”

— Marco Freitas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

"Valeu mesmo a pena participar no programa - ganhei conceitos, técnicas, ideias e confiança. Recomendo vivamente e agradeço a dedicação e empenho das formadoras.”

— Teresa Santos Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologia

 

"Penso que este programa é muito interessante para professores de qualquer nível de ensino, incluindo professores do ensino superior. Se seguirmos algumas regras básicas aprendidas neste curso, poderemos melhorar significativamente a nossa capacidade de comunicar, o que se irá reflectir numa maior qualidade das nossas aulas presenciais e online."

— Margarida Castro Caldas, Faculdade de Ciências e Tecnologia

"Excelente programa e altamente recomendável para quem quer sair de sua zona de conforto e enfrentar os desafios para aprimorar ainda mais sua perfomance em público."

— José Almeida, Escola Nacional de Saúde Pública

O que gostaria, a coordenadora da NED, de dizer sobre o Programa?

“Estudei o programa e reconheci-me nele - quadros de referência sólidos, preocupação com a prática e o treino, feedback dado pelos pares e pelos formadores, criação de sentido de grupo e de interajuda. Pretendo exactamente o mesmo nos cursos da NED.

feedback que recebi dos participantes foi a confirmação da importância destes objectivos e a partilha do que já estão a fazer depois de terem vivenciado a formação. Recebi pedidos de mais formação.

Parece-me, portanto, um Programa que, embora não tenha sido desenhado para docentes, se enquadra perfeitamente no que os docentes precisam neste domínio.”

E que mais gostaria de nos dizer?

“O Programa foi considerado muito útil por estes primeiros grupos que participaram. São docentes que pediram formação nesta área e, consequentemente, pessoas motivadas. Este facto não deve ser considerado de forma ligeira. A motivação neste público-alvo, que conheço bem, vem acompanhada de grande exigência. O facto de as avaliações terem sido muito boas leva-me a concluir da qualidade do programa e dos formadores da Way Beyond.”

 

O que dizemos nós

"Trabalhei, durante muitos anos, com alguns dos docentes que já participaram no Programa, pelo que este é para mim um público muito querido! Além disso, este é um Programa de que gosto muito, precisamente pelo tema da comunicação e por desafiar cada um a encontrar o melhor comunicador que há em si. É espectacular ver a adesão destes professores, a relação que estabelecem uns com os outros e connosco e os aperfeiçoamentos que fazem à sua forma de comunicar, ao longo do Programa ."

— Joana Marques

“Gosto muito de fazer este Programa. É a primeira vez, em 6 anos, que o fazemos com professores. Deu-me muito gozo trabalhar com estas pessoas, que se despiram dos seus fatos habituais (PhD, Professores, Investigadores, etc.) e ali vestiram o fato de aprendiz e que, com uma boa dose de humildade, dedicaram tempo a aprender e a questionar o que já fazem. Foi uma muito boa experiência.”

— Ângela Marçal

"Foi um prazer ver professores a reciclar alguns conhecimentos que davam por adquiridos e a rapidez com que aderiram a um modelo de formação muito prático."

— Alice Medeiros

Anterior
Anterior

Facilitar a Comunicação: arte e processo

Próximo
Próximo

Processo de Aprendizagem Individual