Caso
Coaching
+Proximidade +Equilíbrio
Apoiar a aprendizagem de uma pessoa, para criar impacto em muitas outras, dentro e fora da organização.
Duas vidas numa só.
As expectativas da organização para este processo sempre foram claras e apontavam para um desenvolvimento das competências de liderança, nomeadamente da capacidade de envolver a equipa através de mudanças nas dinâmicas de relacionamento interpessoal. Para a própria cliente, além dos resultados esperados pela organização, havia também um desejo de trabalhar o equilíbrio entre a “vida pessoal” e a “vida profissional”.
Do geral ao específico
Criar um contexto de aprendizagem, através de um processo individual de coaching, no contexto do qual as melhorias desejadas pudessem ser validadas, postas em causa e ensaiadas soluções inovadoras e sustentáveis. No fundo, apoiar na mudança de perspectivas e comportamentos, permitindo a evolução pessoal e profissional.
8 conversas, 8 meses
Desenhámos um processo de coaching individual, de 8 sessões, que se realizaram ao longo de um período de 8 meses. No desenho estavam incluídas, e foram realizadas, 2 sessões tripartidas, nas quais esteve presente a chefia directa da cliente. Estas sessões serviram para a partilha de feedback de parte a parte, para promover e garantir o alinhamento dos objectivos desenhados e para transformar expectativas em pedidos, ofertas e compromissos.
8 conversas depois…
(...) principalmente, estou orgulhosa de como vivo hoje cada dia.... Foi realmente um processo com resultados muito positivos.
— Sónia Antunes, Ex-Directora Geral da Kantar Worldpanel Portugal
+ do que equilíbrio
Com o decorrer do processo, tornou-se claro para a cliente que as expectativas da organização, da sua hierarquia, e os seus próprios objectivos para o processo estavam ligados. Através da exploração desta ligação, verificaram-se aprendizagens e mudanças sentidas como significativas.
Além da dimensão pessoal, registou-se um dado curioso e não considerado nas métricas definidas para avaliar o impacto deste processo: verificou-se uma melhoria nos resultados do inquérito de satisfação dos colaboradores, realizado após o fim do processo de coaching. Um dos pontos que mais se destacou foi a avaliação da direcção que, neste caso concreto, se referia directamente à nossa cliente.
A relação com este nosso cliente manteve-se, tendo-se realizado, até à data, mais 3 processos individuais para 3 outros elementos da equipa em Portugal.