Muito do que somos é o resultado das histórias que ouvimos.
No contexto empresarial, e não apenas, o storytelling é uma ferramenta de comunicação essencial para tornar informação complexa em acessível, cultivar relações, vender ideias ou produtos e inspirar outros.
Ao longo de 11 edições, o nosso Programa de Comunicação chamou-se Corpo & Alma. Hoje, como antes, estamos de corpo e alma juntos, para o ajudar a melhorar a sua comunicação. Só mudámos o nome!
No Programa Way to Speak in Public, procuramos criar uma experiência de aprendizagem em que cada participante é incentivado a descobrir e a explorar o seu estilo, para comunicar com impacto e clareza.
O Programa
É uma experiência de aprendizagem em que é criado um contexto para que cada pessoa aprenda a conhecer-se enquanto comunicadora e a descobrir que um dos segredos de uma boa comunicação está na capacidade para se ser vulnerável e autêntico/a.
Combinamos técnicas da formação de actores com práticas de facilitação da Way Beyond, para encorajar os participantes a descobrir o poder da narrativa (ou storytelling), com o intuito de comunicar a sua mensagem, inspirar confiança e estimular a agir.
Porque é que o desenhámos?
Fomos desafiados por um cliente para “fazer um programa de comunicação ‘diferente’, sem powerpoint e que trabalhasse a confiança”. Nós gostamos de desafios e debruçámo-mos sobre a mesa de desenho! Reflectimos, conversámos e experimentámos até chegarmos a este resultado.
O que dizem
“Tratando-se de um programa sobre competências de comunicação efectiva, a sua mais valia é ser mesmo um programa efectivo, “to the point”. Quer isto dizer que, ao frequentá-lo, vai, de facto, perceber como é a sua comunicação, que factores a distinguem e devem ser preservados e quais os que pode melhorar. Vai ainda perceber que existem peculiaridades que nos definem e que vale a pena manter.”
— Inês Fronteira, Instituto de Higiene e Medicina Tropical
“Trata-se de um programa bastante inovador que permite um conhecimento profundo sobre nós e como reagir ao ambiente que nos rodeia (…)”.
— Elsa Vilanova, AbbVie - Brand Specialist
“Foi uma das melhores formações em que participei e a aprendizagem vai permitir-me melhorar de forma substancial. Identificar os pontos a melhorar, fornecer ferramentas para os corrigir. O programa vai permitir melhorar substancialmente a forma como comunico - em termos de conteúdo, postura, olhar, colocação da voz.”
— Ildi Cimasiu, Faculdade de Ciências e Tecnologia
“Excelente programa e abordagem. O desafio do desconforto que culminou com uma vontade de abraçar todos os conselhos, dicas, informações.”
— Gabriela Silva, Faculdade de Ciências Médicas
“Gostei imenso desta formação e recomendo-a vivamente a todos os que usam a comunicação no seu dia-a-dia. As dicas e os exercícios práticos são aplicáveis além das aulas, tornando-se muito interessantes para um repensar da nossa comunicação diária. Existe um cuidado personalizado com as dificuldades de cada um e são sugeridos exercícios que nos ajudem a ultrapassá-las. Terminada a formação, estou ansiosa por pôr em prática o que aprendi e avaliar os resultados!”
— Inês Moreira, NOVA School of Business and Economics
O que esperar
Melhorar o impacto da comunicação em público.
Aumentar a confiança e a credibilidade na interacção com a audiência.
Fazer uma boa utilização das histórias e desafiar para a acção.
Uma experiência que ficará na memória, e esperamos que também no corpo.
Os pressupostos
Ser um bom comunicador dá trabalho!
Definir claramente a razão para contar uma história – se não for clara para si, não será para os outros.
As histórias criam confiança, partilha de conhecimento e trazem significado e propósito às acções.
Saber estar presente e trabalhar com regras e limites.
Os conteúdos
A importância da preparação do comunicador e do conteúdo.
A concentração e atenção.
Presença e flexibilidade.
Clareza da mensagem: definição do propósito.
A escuta e a atenção na relação com a audiência.
Storytelling – o poder das histórias na relação com os outros.
Criação de uma biblioteca de histórias pessoais.
Como escolher e incorporar as histórias no contexto profissional para tornar as mensagens empresariais mais impactantes.
Treino e feedback.
O paralelismo entre actor e orador é grande e a arte de representar oferece-nos aprendizagens úteis para comunicar melhor.
A Alice é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Terminou também o Curso Profissional de Actores da ACT - Escola de Actores.
Em Teatro trabalhou com os encenadores Miguel Loureiro, Marco Martins, Nuno Pino Custódio, Bèrnard Sobel, Luís Miguel Cintra, António Pires (Muito Barulho por Nada), Jorge Estreia e Rosa Villa (Felizmente há Luar), Orlando Costa (Os Maias), Rute Rocha (O Espaço entre as Cerejas) e Luís Moreira (Sonho de uma Noite de Verão). Em Cinema trabalhou em A Bela e o Papparazzo (António Pedro Vasconcelos), em Nice Strip Bar (Marie Brand) e em Blue Dawn (João Teotónio, Miguel Trindade e Pedro Gaspar - premiada no Festival de Cinema Festróia 2008).
É professora de Expressão Dramática em vários estabelecimentos de ensino.