Muito do que somos é o resultado das histórias que ouvimos.

No contexto empresarial, e não apenas, o storytelling é uma ferramenta de comunicação essencial para tornar informação complexa em acessível, cultivar relações, vender ideias ou produtos e inspirar outros.

Ao longo de 11 edições, o nosso Programa de Comunicação chamou-se Corpo & Alma. Hoje, como antes, estamos de corpo e alma juntos, para o ajudar a melhorar a sua comunicação. Só mudámos o nome!

No Programa Way to Speak in Public, procuramos criar uma experiência de aprendizagem em que cada participante é incentivado a descobrir e a explorar o seu estilo, para comunicar com impacto e clareza.

 

O Programa

É uma experiência de aprendizagem em que é criado um contexto para que cada pessoa aprenda a conhecer-se enquanto comunicadora e a descobrir que um dos segredos de uma boa comunicação está na capacidade para se ser vulnerável e autêntico/a.

Combinamos técnicas da formação de actores com práticas de facilitação da Way Beyond, para encorajar os participantes a descobrir o poder da narrativa (ou storytelling), com o intuito de comunicar a sua mensagem, inspirar confiança e estimular a agir.

 
 
 

Porque é que o desenhámos?

Fomos desafiados por um cliente para “fazer um programa de comunicação ‘diferente’, sem powerpoint e que trabalhasse a confiança”. Nós gostamos de desafios e debruçámo-mos sobre a mesa de desenho! Reflectimos, conversámos e experimentámos até chegarmos a este resultado.

O que dizem

“Tratando-se de um programa sobre competências de comunicação efectiva, a sua mais valia é ser mesmo um programa efectivo, “to the point”. Quer isto dizer que, ao frequentá-lo, vai, de facto, perceber como é a sua comunicação, que factores a distinguem e devem ser preservados e quais os que pode melhorar. Vai ainda perceber que existem peculiaridades que nos definem e que vale a pena manter.”

— Inês Fronteira, Instituto de Higiene e Medicina Tropical

 

“Trata-se de um programa bastante inovador que permite um conhecimento profundo sobre nós e como reagir ao ambiente que nos rodeia (…)”.

— Elsa Vilanova, AbbVie - Brand Specialist

 

“Foi uma das melhores formações em que participei e a aprendizagem vai permitir-me melhorar de forma substancial. Identificar os pontos a melhorar, fornecer ferramentas para os corrigir. O programa vai permitir melhorar substancialmente a forma como comunico - em termos de conteúdo, postura, olhar, colocação da voz.”

— Ildi Cimasiu, Faculdade de Ciências e Tecnologia

 

“Excelente programa e abordagem. O desafio do desconforto que culminou com uma vontade de abraçar todos os conselhos, dicas, informações.”

— Gabriela Silva, Faculdade de Ciências Médicas

 

“Gostei imenso desta formação e recomendo-a vivamente a todos os que usam a comunicação no seu dia-a-dia. As dicas e os exercícios práticos são aplicáveis além das aulas, tornando-se muito interessantes para um repensar da nossa comunicação diária. Existe um cuidado personalizado com as dificuldades de cada um e são sugeridos exercícios que nos ajudem a ultrapassá-las. Terminada a formação, estou ansiosa por pôr em prática o que aprendi e avaliar os resultados!”

— Inês Moreira, NOVA School of Business and Economics

O que esperar

Melhorar o impacto da comunicação em público.

Aumentar a confiança e a credibilidade na interacção com a audiência.

Fazer uma boa utilização das histórias e desafiar para a acção.

Uma experiência que ficará na memória, e esperamos que também no corpo.

Os pressupostos

Ser um bom comunicador dá trabalho!

Definir claramente a razão para contar uma história – se não for clara para si, não será para os outros.

As histórias criam confiança, partilha de conhecimento e trazem significado e propósito às acções.

Saber estar presente e trabalhar com regras e limites.

Os conteúdos

A importância da preparação do comunicador e do conteúdo.

A concentração e atenção.

Presença e flexibilidade.

Clareza da mensagem: definição do propósito.

A escuta e a atenção na relação com a audiência.

Storytelling – o poder das histórias na relação com os outros.

Criação de uma biblioteca de histórias pessoais.

Como escolher e incorporar as histórias no contexto profissional para tornar as mensagens empresariais mais impactantes.

Treino e feedback.

O paralelismo entre actor e orador é grande e a arte de representar oferece-nos aprendizagens úteis para comunicar melhor.

A Alice Medeiros colabora com a Way Beyond desde 2013 e acompanha um dos membros da nossa equipa durante este programa.

A Alice Medeiros colabora com a Way Beyond desde 2013 e acompanha um dos membros da nossa equipa durante este programa.

A Alice é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Terminou também o Curso Profissional de Actores da ACT - Escola de Actores.

Em Teatro trabalhou com os encenadores Miguel Loureiro, Marco Martins, Nuno Pino Custódio, Bèrnard Sobel, Luís Miguel Cintra, António Pires (Muito Barulho por Nada), Jorge Estreia e Rosa Villa (Felizmente há Luar), Orlando Costa (Os Maias), Rute Rocha (O Espaço entre as Cerejas) e Luís Moreira (Sonho de uma Noite de Verão). Em Cinema trabalhou em A Bela e o Papparazzo (António Pedro Vasconcelos), em Nice Strip Bar (Marie Brand) e em Blue Dawn (João Teotónio, Miguel Trindade e Pedro Gaspar - premiada no Festival de Cinema Festróia 2008).

É professora de Expressão Dramática em vários estabelecimentos de ensino.

Anterior
Anterior

Curtas: Learning Shots by Way Beyond

Próximo
Próximo

Tea Talks: Conversas de Fim de Tarde