Curta é a distância entre a teoria e a prática.

Quem nos conhece sabe que o que mais gostamos de fazer é conversar e que acreditamos que o conhecimento é, muitas vezes, resultado disso mesmo: de boas conversas!

Não acreditamos no imediatismo da/na aprendizagem, mas cremos que, se partilhado, o conhecimento chegará mais longe e a mais pessoas!

É da vontade de partilharmos o nosso conhecimento e de aprendermos com o vosso, que nascem as Curtas: Learning Shots by Way Beyond.

O que são

As Curtas: Learning Shots by Way Beyond podem ser desenvolvidas tanto em ambiente online como presencial.

Serão criados contextos de aprendizagem que assentam, por um lado, em pressupostos teóricos sólidos e, por outro, na experiência e vivência desses pressupostos, promovendo a prática, a partilha, a colaboração, a co-construção.

Vemos as Curtas como comunidades de aprendizagem, redes de colaboração para a construção de conhecimento e sabedoria colectivos.

Os pressupostos

Fazer segredo do que sabemos não nos torna mais ricos, pelo contrário.

A geração de conhecimento em conjunto cria confiança e dá mais significado ao que somos, sabemos e fazemos.

Todos fazemos parte da equipa de conteúdos, por isso, o contributo de todos é bem-vindo.

Os ensaios fazem parte da preparação de uma exibição e funcionam como motor de (re)descoberta.

A fundamentação teórica estreita a distância em relação à aplicação prática.

A simplicidade é mais profunda do que parece.

“Gostaríamos que participar nas Curtas fosse bom; que cada um descobrisse novas formas de ver e abordar temas que já conhecia e que dissesse que as Curtas são simples, práticas e profundas.

Ficaríamos entusiasmados com a ideia de que as Curtas ajudam a melhorar a relação das pessoas com o trabalho e despertam a vontade de criar comunidades de aprendizagem, para lá daqueles 120 minutos. Enfim, gostaríamos que dissessem ‘valeu a pena’”.

- Equipa da Way Beyond - O que gostaríamos que dissessem sobre nós

O formato

Grandes temas servidos em curtas sessões de intensa aprendizagem.

Inspiradas na ideia de série.

Em séries sobre temas variados como a Escuta, a Confiança, o Trabalho (para lá do trabalho), a Comunicação.

Podem ser realizadas online ou presencialmente.

Dada a sua forte componente prática, são desenhadas para grupos com um mínimo de 6 a 8 pessoas.

Cada série é composta por um conjunto de 3 ou 4 Curtas, de entre as quais é possível escolher fazer todas ou apenas alguma(s).

Cada Curta tem a duração de 120 minutos.

No final de uma Curta, cada participante ficará "Certificado em Curtas"; a conclusão de uma Série dar-lhe-á o estatuto de "Diplomado em Séries".

Animação Curtas (Média Qualidade).gif

As curtas

  • Uma Curta para aprender a escutar na era do “ruído”.

    O mundo pede que sejamos melhores comunicadores, melhores contadores de histórias, mais influenciadores e vendedores mais eficazes de ideias (e de coisas). Há poucos anos atrás, criámos formas de todos poderem ser criadores de conteúdos e de chegarem a mais pessoas do que seria imaginável, o que é maravilhoso.

    Neste mundo, onde é cada vez mais fácil "falar", reclamamos o tempo e a atenção dos outros, assim como nos fazem a nós. E quem nos mostra como podemos escutar?

    Neste mundo, em que todos falam cada vez mais alto, onde fica o espaço para a escuta? Será a escuta sinónimo de interesse e de atenção? Para que escutamos?

    Uma Curta para procurar responder a estas e outras perguntas e para explorar ideias como:

    • A escuta como edição

    • A escuta da escuta

    • A contaminação da escuta

    • Escutar para colaborar vs. escutar para competir

    • Como identificar e agir sobre os aspectos fundamentais de uma boa escuta

    Com João Sevilhano

  • Uma Curta para (nos) conhecermos (através d)o silêncio.

    O silêncio é frequentemente conotado com o vazio, com o nada. Habitualmente, não é associado às boas conversações. É inquietante para muitos. De facto, o silêncio obriga-nos a uma entrega ao nosso próprio mundo interno. Curiosamente, ou não, na relação com os outros, o silêncio coloca-nos em contacto com os mundos internos que não o nosso.

    O silêncio é o espaço da fantasia e da imaginação; da criação e da ruminação; do deleite com pensamentos e ideias e do enfado; da solidão e da companhia.

    "O silêncio é a linguagem dos íntimos", dizia o psicanalista João Seabra Diniz, citando um dos seus pacientes, procurando passar a ideia de que a intimidade com os outros se constrói através da capacidade de estar só, em silêncio.

    Uma Curta para se conversar sobre silêncio e em silêncio; para experimentar o que nos acontece quando estamos silenciosos e como podemos usar e interpretar os diferentes silêncios.

    Com João Sevilhano

  • Uma curta para nos questionarmos sobre para que nos questionamos.

    Por não haver uma definição única de pensamento crítico, haveria muitos caminhos possíveis para esta curta.

    Para não irmos parar à “terra de ninguém”, tentando percorrer esses múltiplos caminhos, escolhemos centrar-nos no que estamos a ser, a fazer, a pensar, a sentir hoje para vivermos melhor e para deixarmos para as gerações futuras.

    Que lugar ocupam a História - e as histórias - para compreendermos o passado, vivermos o presente e preparamos o futuro? O que fazem de nós as nossas crenças e julgamentos e como nos pode ajudar a experiência, a observação, os factos para criarmos argumentos para uma escolha mais informada do que é verdadeiro e do que é falso? E o que é isso de verdadeiro e falso?

    A curta “Pensamento Crítico” procura explorar estas ideias, respondendo a perguntas como: até que ponto estamos a ser críticos nas escolhas que fazemos, nas perguntas que fazemos e nas que deixamos por fazer?

    Com Joana Marques

  • Para ajudar a tornar mais próxima, humana e impactante a forma como comunicamos online, tome este shot.

    Do contexto à mensagem, do plano ao significado, da luz ao som, o tempo e a distância. É por aí que andaremos durante os 120 minutos desta Curta.

    Tudo contribui para criar impacto e fazer com que as mensagens cheguem a quem queremos e obtenham o efeito que desejamos: os elementos comportamentais da presença (voz, ritmo, energia, postura, respiração), uma boa mensagem e o uso correcto dos meios.

    Esta será uma Curta realizada com a participação de todos, o que quer dizer que as pessoas participantes serão convidadas a participar activamente, a experimentar fazer e a ver o resultado.

    Com Alice Medeiros

  • Uma Curta para saber como gerar valor através dos seus valores.

    O mundo da gestão evolui em crescentes incerteza e complexidade. Há muitos anos, a seguir à revolução industrial, praticava-se uma Gestão por Instruções. Anos mais tarde, veio a época da Gestão por Objectivos. Neste mundo mais incerto e complexo, a Gestão pelos Valores tem o seu terreno por excelência. Nesta Curta iremos focar temas como:

    • O que são valores

    • Para que servem

    • Como levar "à séria" uma Gestão pelos Valores

    • Porque são os Valores uma vantagem competitiva sustentada

    • Como conhecer e aplicar os seus Valores

    Com Vítor Sevilhano

  • Temos mais temas “na calha”, que nos interessam e, esperamo, te interessem!

120 minutos do teu tempo podem ser um grande investimento.

Os “Bilhetes”

Valor de cada Curta - 45€* (por participante)

*O valor é isento de IVA pelo facto de sermos acreditados pela DGERT.

“Festivais” de Curtas à medida

Concretizamos as nossas Curtas na tua organização, com estes e outros temas, desenhando percursos personalizados.

Anterior
Anterior

Way to Lead: A Arte da Facilitação

Próximo
Próximo

Way to Speak in Public