Programa

Comunicar com Corpo & Alma

 LEARNING EXPERIENCES

Muito do que somos é o resultado das histórias que ouvimos.

Desde a Idade da Pedra que contar histórias é a forma mais efectiva de comunicar; de impregnar ideias no coração e na mente de alguém, e fazer perdurar o seu impacto.

No contexto empresarial, e não apenas, o storytelling é uma ferramenta de comunicação essencial para tornar informação complexa em acessível, cultivar relações, vender ideias ou produtos e inspirar outros.

O Programa

É uma experiência de aprendizagem onde criamos o contexto para aprender a conhecer-se enquanto comunicador e a descobrir que um dos segredos de uma boa comunicação está na capacidade para ser vulnerável e autêntico.

Porque é que o desenhámos?

Fomos desafiados por um cliente para “fazer um programa de comunicação ‘diferente’, sem Powerpoint e que trabalhasse a confiança”. Nós gostamos de desafios e debruçámo-mos sobre a mesa de desenho! Reflectimos, conversámos e experimentámos  até chegarmos a este resultado.

Trata-se de um programa bastante inovador que permite um conhecimento profundo sobre nós e como reagir ao ambiente que nos rodeia (…).

Elsa VilanovaAbbVie - Brand Specialist

O que esperar?

Um contexto onde cada um é o responsável pela sua aprendizagem, acompanhado por um coach e por um actor.

2 dias experienciais, dinâmicos e emotivos, treino, treino, treino (sem Powerpoint!).

Feedback constante, directo e direccionado a cada um.

Uma experiência que ficará na memória, e esperamos que também no corpo.

E quais são os pressupostos?

Ser um bom comunicador dá trabalho!

Definir claramente a razão para contar uma história – se não for clara para ti, não será para os outros.

As histórias criam confiança, partilha de conhecimento e trazem significado e propósito às acções.

Saber estar presente e trabalhar com regras e limites.

Conteúdos

Preparação do Comunicador: o corpo, a voz, a respiração, as palavras e a reflexão

 Disponibilidade → Possibilidade → Decisão → Responsabilidade 

 A Presença: exercícios sobre o domínio das qualidades de actor em cena –  a escuta, a atenção e a presença

Contar histórias – Porquê? Para Quem? Qual é o call to action?

Contar histórias para inspirar e para mobilizar

Os elementos de uma boa história; as histórias pessoais; as histórias que mobilizam

Uma história com impacto (a sua!)

Treino e feedback