Novos Líderes

@AbbVie

LEARNING EXPERIENCES – CASO

Os líderes não nascem líderes, mas “fazem-se” em 9 meses.

Um programa de e para novos líderes AbbVie

“Recuando ao início de 2017, ano cheio de de oportunidades, em que alguns Talentos da AbbVie foram promovidos a funções de liderança, recordo-me das minhas reflexões sobre o que poderíamos fazer de espectacular para acelerar o desenvolvimento deste grupo criando, simultaneamente, coesão e vontade de partilhar, caminhar em conjunto e aprender com as dificuldades e com os sucessos…”

Foi assim que a Célia Santos, HR Director, nos disse que gostava de fazer um Programa de Liderança para os novos líderes da AbbVie. 

Dar liberdade é responsabilizar

“Formações em Liderança, já todos tinham feito, no mínimo 5. Coaching, muitos já tinham experimentado. Team-buildings, já eram até capazes de organizar…”, acrescentou. Então, como fazer? Concordámos que a melhor forma de o fazer seria “facilitar a aprendizagem do que eles considerassem importante para a fase em que estavam.”  

Seriam os novos líderes a desenhar o seu próprio programa de liderança. Estava criado um contexto de confiança que muito contribuiu para fazer um programa sem programa.

Dar “rodas” à imaginação

O velho autocarro no Lisbon Underground preparou-se para receber um grupo de Jovens Líderes AbbVie.  Parado, transportou-os para um plano futuro: O Seu Programa de Liderança. 

Quando chegámos ao nosso escritório, o que “eles” queriam não era bem o que nós tínhamos previsto. Drama? Não! Virámos a nossa proposta do avesso para realizar os desejos da AbbVie e dos participantes. Havia uma “moldura” (orçamento) e foi na tela que trabalhamos. A maior surpresa: aula teórica – não tínhamos pensado nisso!!!  A maior satisfação: a entrega Deles e o prazer de Os ver a construir o seu próprio programa.

“Foi uma etapa super-importante para os fortalecer para os desafios, para celebrarem os bons momentos e unirem-se para ultrapassar obstáculos, para contarem uns com os outros. Isto só foi possível porque passaram juntos por um processo de construção alicerçado em confiança.”

Célia Santos, HR Director

A visão de quem experimentou

O Programa LwY foi para mim uma oportunidade de crescimento transformada em realidade, enquanto indivíduo e parte de uma equipa.
A sua mais valia foi, a meu ver, ter sido um programa ajustado às necessidades previamente identificadas, bem como a diversidade dos momentos que nos expuseram a diferentes concepções de liderança: utilizando o feedback recíproco, expressão teatral, trabalho em equipa e a reflexão estruturada sobre qual o contributo e a influência que podemos ter enquanto líderes de uma organização.

Diogo BentoMedical Director, AbbVie

O caminho faz-se…caminhando”…dizia o poeta. Para mim liderar é traçar um ou “O” caminho. E foi exatamente essa oportunidade que eu encontrei neste programa, rico, primeiro pelo facto de a WayBeyond o ter co-criado com a AbbVie e seus participantes, com originalidade, flexibilidade e diversão. Depois por ter impulsionado o meu crescimento profissional e pessoal. Aprofundámos conceitos tão fascinantes e fundamentais para um líder como atitude, feedback e equipa. Obrigada pela experiência fantástica neste “Love bus” que foi isto e muito mais e Muitos Parabéns! E…acho que posso dizer: queremos mais!

Sofia AlaizPatient Experience Manager, AbbVie

O LwY mais do que um programa de liderança foi uma viagem interior, uma construção individual e de um gupo que se apoiou e cresceu em conjunto. Um grupo que idealizou e sonhou o que gostaria de discutir e aprender. Cada sessão foi uma surpresa! Foi um desafio constante que nos fez sair da nossa zona de conforto muitas vezes e que por isso nos enriqueceu. Foi uma base sólida e inspiradora para um caminho que continuará a desenhar-se.”

Sara FarinhaMarket Access Manager, AbbVie

A participação no LwY foi uma experiência altamente enriquecedora tanto a nível profissional como pessoal! Destaco o dia em que esta viagem começou e que, certamente, marcou todo o percurso, dado que tivemos a oportunidade única de definir os conteúdos do curso e de nos conhecermos um pouco melhor! Realço ainda a qualidade técnica de todos os formadores e a sua capacidade de apresentar temas complexos em discussões entusiasmantes. Guardarei para sempre as conversas com o João Sevilhano e as sessões emocionantes da Ângela Marçal!

Joana DiasPatient Relations Manager, AbbVie

Este foi, sem dúvida, um programa fantástico, o melhor que já tivemos. O segredo? Talvez o facto de 1) na abbvie acreditarmos que a aprendizagem e desenvolvimento mais significativos acontecem quando os temas ou assuntos abordados são percebidos pelos participantes como realmente importantes para os seus propósitos e 2) termos a sorte de encontrar parceiros que “embarcam” connosco nestas viagens de descoberta…

Célia SantosHR Director, AbbVie

A experiência

Foi o “Pior Programa de Liderança de Todos os Tempos” que os iluminou para o “Melhor Programa de Liderança de Sempre”: 9 meses; experiências em grupo e individuais, em vários locais; teórico e prático; de 2 horas a 1 dia; da história da liderança à confiança e à responsabilização; das conversas sérias às outras; e mais…

Nove meses depois o grupo revelou ao AMT (AbbVie Management Team) o que tinha sido programa, o que tinham aprendido, como se tinham sentido, o que tinham descoberto e o que tinham ganho, quer individualmente quer enquanto grupo. Deixaram uma “uma ponta de inveja” em quem não participou.

Este programa, foi desde o início, um prazer enorme: um processo de construção que aconteceu até ao último momento. Trabalhar com estas pessoas e ver o sentido de responsabilidade em aprender; observar a confiança da AbbVie nas suas pessoas e na Way Beyond, e constatar que na AbbVie existe uma cultura real que não vive apenas nas paredes do edifício. Obrigada!

Quer saber mais?

Contacte a Ângela Marçal via e-mail.