Mentoring

@PwC

CASO

Mentoring é muito mais do que partilhar experiências. Para lá de capacitação está a relação.

Coaching e Mentoring: Amigos ou Rivais?

Em 2015 iniciámos esta parceria num programa para capacitação de competência de coaching com os partners. Desse momento, surgiu um conjunto de reflexões e de reformulações da aplicação do coaching na organização, que se prolongou até 2017.

Tendo em conta que se esperava que existisse um acompanhamento diferenciado, com espaço para o aconselhamento e para a orientação, deixou-se cair a lógica do coaching para adotar o conceito de mentoring associado ao desenvolvimento das pessoas, nas suas dimensões pessoal e profissional.

A partir desta arrumação conceptual, em 2018 passámos à acção. A ideia inicial foi capacitar cerca de 40 senior managers e managers. Desse pedido até ao final, fomos, juntos, muito além da capacitação. 

O Projeto Mentoring@PwC incidiu numa intervenção abrangente que passou por mentores e mentorados, processos e comunicação. No mentoring, como nesta parceria, “crescemos mais quando crescemos juntos”!

Preparar os mentores para a relação e para o processo

Os mentores foram o grande alvo deste projecto com diferentes momentos de trabalho, que passaram pelo alinhamento de expectativas, pela formação, por sessões de discussão dos processos inerentes ao Programa e pelo acompanhamento através de grupos de supervisão, ao longo do tempo.

É bom mas não chega!

Ao longo dos anos fomos observando e intervindo em diferentes programas de mentoring que ficaram aquém das expectativas por pormenores que se revelaram “por maiores”. 

Neste caso foi diferente. A PwC tinha ideias claras, vontade alinhada e confiou na nossa experiência! Em conjunto definimos os pressupostos, os processos do Programa, a estratégia de comunicação e juntámos à equação o “cliente final”: os mentees. 

Realizámos sessões de clarificação, para que todos os intervenientes “falassem a mesma língua” no que respeita ao mentoring, porque e para que existe na PwC, o que podiam esperar, qual o seu papel enquanto mentee e qual o papel do mentor.

Procura-se mentor para uma relação séria

O processo de matching é um dos processos mais críticos e mais relevantes para o sucesso de um Programa deste género.

Aqui sugerimos que os próprios mentees escolhessem o seu mentor e… eles disseram, SIM!

“No ano 2018/19 a PwC lançou um programa de mentoring em formato piloto destinado aos seniors da firma. Criado com um caráter voluntário, o processo iniciara-se no ano anterior, questionando o público-alvo sobre quem gostariam de ter como mentor de entre a equipa de management.

Como grandes objetivos do programa pretendemos, por um lado, reforçar o acompanhamento aos seniors, numa fase da carreira em que começam a adquirir responsabilidades de gestão de equipa e a perspectivar (ou não) uma evolução para um patamar de manager e, por outro lado, um reforço das competências de feedback, escuta ativa e conhecimento da firma, por parte dos nossos managers.

Para nos ajudar na implementação contamos com o apoio incansável da Way Beyond, que colaborou connosco no desenho do programa, preparação de material de apoio, formação e acompanhamento aos nossos mentores, pelas mãos do João Sevilhano e da Sónia Morgado. Para quem não conhece, o João Sevilhano é, sem dúvida, uma referência, pela capacidade de nos fazer refletir e encontrar a analogia certa no momento exato, fazendo uma ótima dupla com a Sónia, num papel de organização e sistematização do projeto.

Neste momento ainda nos encontramos a medir os impactos - dado que o piloto ainda não terminou - no entanto, sabemos informalmente que se criaram laços entre mentores e mentees que vão ao encontro dos valores em que acreditamos na PwC.

Resta-nos agradecer à Way Beyond pelo seu apoio ao longo deste percurso.”

Catarina João MorgadoHead of PwC's Academy em Portugal e Angola

A história continua…

Nesta parceria demos e recebemos o espaço e o tempo para pensarmos, experimentarmos e melhorarmos em conjunto. De um projeto de capacitação de mentores evoluímos para um projeto integrado, graças à abertura e ao envolvimento de todos os intervenientes.

Saímos de cena, mas a história continua!

Quer saber mais?

Contacte a Sónia Morgado via e-mail.