+Proximidade

+ Equilíbrio

COACHING – CASO

Processo Individual de Coaching para a Directora Geral da Kantar Worldpanel em Portugal

As expectativas

Duas vidas numa só.

As expectativas da organização para este processo sempre foram claras e apontavam para um desenvolvimento das competências de liderança, nomeadamente da capacidade de envolver a equipa através de mudanças nas dinâmicas de relacionamento interpessoal. Para a própria cliente, além dos resultados esperados pela organização, havia também um desejo de trabalhar o equilíbrio entre a “vida pessoal” e a “vida profissional”.

O desafio

Do geral ao específico.

Criar um contexto de aprendizagem através de um processo individual de coaching onde as melhorias desejadas pudessem ser validadas, postas em causa e ensaiadas soluções inovadoras e sustentáveis. No fundo, apoiar na mudança de perspectivas e comportamentos, permitindo a evolução pessoal e profissional.

A metodologia

8 conversas, 8 meses.

Desenhámos um processo de coaching individual de 8 sessões que se realizaram ao longo de um período de 8 meses. No desenho estavam incluídas e foram realizadas duas sessões tripartidas, onde esteve presente a chefia directa da coachee. Estas sessões serviram para a partilha de feedback de parte-a-parte, para promover e garantir o alinhamento dos objectivos desenhados e para transformar expectativas em pedidos, ofertas e compromissos.

8
conversas depois...

(...) principalmente, estou orgulhosa de como vivo hoje cada dia.... Foi realmente um processo com resultados muito positivos.

Sonia AntunesEx-Directora Geral da Kantar Worldpanel Portugal

O impacto

Equilíbrio e mais!

Com o decorrer do processo, tornou-se claro para a cliente que as expectativas da organização, da sua hierarquia, e os seus próprios objectivos para o processo estavam ligados. Através da exploração desta ligação, verificaram-se aprendizagens e mudanças sentidas como significativas.

Além da dimensão pessoal, registou-se um dado curioso e não considerado nas métricas definidas para avaliar o impacto deste processo: verificou-se uma melhoria nos resultados do inquérito de satisfação dos colaboradores, realizado após o fim do processo de coaching. Um dos pontos que mais se destacou foi a avaliação da direcção;  neste caso concreto, referia-se directamente à nossa cliente.

A relação com este nosso cliente mantém-se, tendo-se realizado, até à data, mais três processos individuais para três outros elementos da equipa em Portugal.